segunda-feira, 18 de maio de 2009

Actividades - Iniciativas

 

igreja_guisande_03

O Grupo Missionário da L.I.A.M. da paróquia de S. Mamede de Guisande, do concelho de Santa Maria da Feira, existe há quase 30 anos. Ao longo de todo este tempo, tem mantido uma actividade regular dentro das linhas orientadoras do movimento a que pertence.
A L.I.A.M. é um movimento laical, integrado na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, conhecidos por Espiritanos.

O grupo, ou núcleo, de Guisande, está sob a orientação do Seminário do Pinheiro Manso (Boavista) – Porto, cujo responsável actual é o Padre José Carlos, que visita o grupo regularmente, reforçando o sentido de união do grupo. 
O grupo é composto sensivelmente por 20 elementos activos, mulheres na sua maioria, sendo que habitualmente, no decorrer das suas actividades e iniciativas, consegue congregar uma grande família no seio da comunidade paroquial.
O grupo habitualmente reúne todas as terceiras segundas-feiras de cada mês, onde debate e reflecte sobre temas de cariz religioso e missionário e também analisa e discute a organização das suas actividades bem como a participação em eventos ligados ao movimento da L.I.A.M., tanto a nível regional como nacional.


Para além de muitas outras actividades, normalmente o Grupo da L.I.A.M. de Guisande organiza ou participa nas seguintes principais iniciativas ao longo do ano:


- Encontro de Responsáveis de Núcleo - Congresso de âmbito nacional, que se realiza habitualmente em Fevereiro, no Santuário de Fátima;
- Reuniões de âmbito regional e diocesano;
- Retiros e encontros;
- Organização da Via-Sacra, na Sexta-Feira Santa, desde a igreja matriz até ao Monte do Viso, percorrendo o caminho do Calvário;
- Festa de aniversário, em Maio, com Ferinha Missionária, Missa celebrativa e convívio; 
- Participação no Encontro Nacional da Família Espiritana, no primeiro fim-de-semana de Julho, em Fátima; 
- Organização de passeios e convívios com a comunidade paroquial;
- Vigílias de oração;
- Outubro Missionário, com organização da reza diária do Terço;
- Magusto Missionário, no Pinheiro Manso - Porto, em Novembro.
- Angariação de fundos para obras missionários dos Espiritanos e outras finalidades sociais.

O grupo neste momento é orientado pela liamista Maria do Céu Santos. Anteriores responsáveis: Lurdes Lopes; Laurinda da Conceição.
O grupo promoveu a construção de um monumento evocativo ao Sagrado Coração de Maria, implantado na encosta do aprazível Monte do Viso.

O Grupo da L.I.A.M. de Guisande, por toda a sua dinâmica em prol da paróquia e das Missões, é um dos mais importantes movimentos da freguesia, merecendo, por isso, todo o carinho e ajuda da comunidade.

1 comentário:

GJG disse...

Parabéns pelo blog, que seja uma porta de comunicação com toda a comunidade!
Boas iniciativas e Feliz Aniversário :)

Abraços em Cristo Senhor